Por Jose Joacir dos Santos
Há cerca de 300 espécies do gênero da flor Clematis, divididas em três tipos, que variam conforme a época de floração e características específicas. Cada uma tem seu nome científico e propriedades. A Clematis vitalba é muito confundida com a Clematis terniflora. Clematis (Clematis vitalba) está incluída no grupo de 38 flores do sistema Floral de Bach. É indicada para aqueles que tendem a viver no mundo da imaginação e enfrentam dificuldades em estar no agora. Assim, torna-se incapaz de guardar boas memórias do presente momento. Este floral promove foco e ajuda a transformar sonhos e ideias em ações concretas, no mundo real. É muito frequente nos jardins de palácios na Inglaterra, com cores que variam do branco, rosa, vermelho ao azul e roxo profundo.
Nas edições antigas em português do “Dicionário dos Remédios Florais do Dr. Bach, da editora Pensamento, o floral de Clematis é recomendado para falta de atenção; falta de interesse pelo momento presente; para quem prefere ficar sozinho; dorme à toa; evita dificuldades fugindo das situações. O floral pretende trabalhar o interesse vivo por todas as coisas; ser dono dos seus próprios pensamentos; e ser realista, com os pés no chão.
A literatura descreve a planta com propriedades medicinais comprovadas: antimicrobiana, anti-inflamatória, analgésica, and anticancerígena, inflamações, dores musculares e problemas de pele. As folhas produzem efeitos diurético e rubefaciente; o caule e a raiz podem ser usados para tratar urticária. Ocorre no hemisfério norte, especialmente na Europa e norte dos EUA. Como quase todas as plantas, Clematis vitalba tem certo nível de toxidade e sua aplicação deve ser supervisionada por especialista.
Clematis é uma planta longeva, que não gosta de ser transplantada. Para que floresça, é aconselhável que seja plantada em local permanente. Ela se desenvolve melhor quando conduzida em treliça, estaca, pérgola ou outra estrutura, como as trepadeiras. A planta, por si, demostra seu lado psíquico. Em vez de se fixar, criar raízes no chão, ela prefere encontrar um lugar para se afastar. Devido à presença de compostos potencialmente irritantes, o uso de Clematis deve ser evitado por gestantes, lactantes e pessoas com pele sensível ou alergias conhecidas a plantas da família Ranunculaceae.
Algumas variedades da espécie: Clematis vitalba: Conhecida como vide-branca ou clematite-branca; Clematis flammula: Espécie mediterrânica, escandente; Clematis campaniflora: Espécie com flores em forma de sino; Clematis armandii: Trepadeira vigorosa de folhagem perene; e Clematis virginiana: Nativa da América do Norte.
joacirpsi@gmail.com
25/01/2026

