Por Jose Joacir dos Santos
Bromus ramosus (bromus peludo) é tradicionalmente utilizado na fitoterapia para auxiliar a digestão e em remédios homeopáticos (como “Aveia Selvagem”) para o equilíbrio emocional. É historicamente reconhecido por acalmar o desconforto gastrointestinal, reduzir a ansiedade e auxiliar na tomada de decisões e na superação de sentimentos de desorientação. Na Europa, folhas e sementes não utilizadas em decocções para acalmar o estômago e auxiliar na digestão. Na homeopatia, as folhas são usadas para aliviar a ansiedade, o medo e a tensão nervosa em geral. Especialmente na Europa, com tantas guerras, a planta tem sido utilizada na forma de tônicos para fortalecer o corpo durante a recuperação de doenças.
No sistema Florais de Bach, o floral Wild Oat é recomendado para tratar sentimentos de “incerteza”, “desânimo” e falta de rumo na vida – o peixe fora d’agua. Os livros antigos dos Florais de Bach recomendam o Wild Oat para a pessoa que perdeu o rumo na vida; repete que está perdido (a); pode auxiliar a quem precisa encontrar uma profissão, um caminho, uma vocação.
“Bromus peludo” é o nome comum em espanhol para “Bromus brevis”, uma gramínea nativa da América do Sul também conhecida como bromus dos pampas, cevadinha pampeana, cevadinha da serra e lanku kachu (em língua ranquel). É uma gramínea cespitosa caracterizada por sua aparência pilosa. A gramínea cespitosa é uma planta da família das gramíneas (poáceas) que cresce em forma de touceiras, tufos densos ou aglomerados. Diferente das gramas rasteiras, as cespitosas crescem eretas, lançando novos brotos próximos à base, formando grupos separados. Exemplos: Panicum maximum (colonião) e Pennisetum.
Nos Florais de Saint Germain, a flor que recebe o nome de Aveia Selvagem (Asper ramosus) é recomendada “para quem vive em constante estado de indecisão”. Não é a mesma dos Florais de Bach (Bromus peludo). A Aveia selvagem dos Florais de Saint Germain (Asper ramosus) vai mais adiante: De acordo com o site oficial dos Florais de Saint Germain, “deve ser usada somente após ter sido feito um trabalho de pré-limpeza de traumas e de purificação, pois promove o início da ascensão na jornada espiritual. Floral útil também, nos casos de pedofilia; aos que abusam sexualmente; aos que cometem atos de aberração sexual com pessoas ou animais etc.; aos que participaram de rituais de magia negra com ou sem sexo”. “Na medicina caseira é utilizada na Europa como adstringente (vasoconstritor) e como expectorante. Trabalha a rouquidão”.
joacirpsi@gmail.com, em 25/01/2026



